O Ceceio ou interposição lingual é um problema de fala que pode surgir em função de desordens nos órgãos fonoarticulatórios, dentários ou craniofaciais, passando pela respiração pela boca e próteses dentárias.
Quem tem esse problema tende a pronunciar com a língua entre os dentes, para fora da boca ou com a língua retraída e alargada nas palavras com sons de Z,S,X,CH, causando distorção na fala.
O problema surge geralmente na infância. O ideal é que, assim que notado, a criança realize uma avaliação fonoaudiólogica com um especialista para que possíveis fatores desencadeantes sejam identificados e corrigidos.
O fonoaudiólogo irá realizar procedimentos de reabilitação orofacial em quadros de interposição lingual, como a reeducação do posicionamento da língua durante a fala.
Além disso, o fonoaudiólogo irá avaliar também a mastigação, deglutição e respiração e reabilitá-las caso necessário.
O tratamento pode ser efetuado em crianças, adolescentes e adultos.
O trabalho conjunto de ortodontistas e fonoaudiólogos é de suma importância, visto que alterações na postura da língua podem alterar a posição correta dos dentes.
A terapia fonoaudiológica irá promover a reabilitação oromiofuncional , proporcionando a correção do ceceio e das demais funções orofaciais que estiverem inadequadas.